Certificação Voluntária

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA:

O que é certificação voluntária de produto?

A certificação voluntária de produto pode referir-se aos padrões reconhecidos como os da International Standardization Organization (ISO). A certificação envolve a avaliação do sistema de qualidade, a vigilância dos processos de produção e o teste de amostras de produtos quando relevantes. As amostras são avaliadas contra parâmetros baseados nas características de produto e nos níveis de risco aceitáveis para o consumidor e o produtor.

 

Nos países desenvolvidos, as necessidades dos consumidores geralmente não estão mais ligadas à “quantidade de produto”. Os consumidores desejam saber mais sobre características específicas do produto que o irão distinguir de produtos similares. Certificar um produto significa destacar as características explícitas e implícitas de um produto e confirmar o compromisso de sua empresa em prol de uma busca constante por padrões mais altos.

 

A organização precisa identificar as características do produto que, uma vez garantidas, agregam valor ao produto em si.

O próximo passo é planejar o processo de produção, documentando os resultados com o informativo técnico do produto. O informativo técnico do produto é um documento da empresa e, portanto, confidencial. Ele descreve a produção e os processos de controle realizados pela empresa para chegar aos resultados esperados.

 
  • Estabelecer os processos de produção necessários e oferecer recursos específicos ao produto
  • Identificar a verificação, a validação, o monitoramento e a inspeção exigidos, além de testes específicos com o produto e os critérios para aceitação do produto
  • Definir os registros necessários para fornecer evidência de que os processos e o produto resultante cumprem as exigências aplicáveis.
  • Melhor aceitação do produto;
  • Redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes;
  • Maior credibilidade no mercado;
  • Redução dos prêmios de seguros;
  • Melhor comunicação com os clientes;
  • Diferenciação positiva no mercado;
  • Proteção contra a concorrência desleal;
  • Consolidação da tecnologia.