+55 (11) 3294-3003 / Tim +55 (11) 932641087|comercial@isopoint.net
Certificação Voluntária2017-12-20T12:10:03-02:00

PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A CERTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

VISÃO GERAL DA CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA

A certificação voluntária de produto destaca as características específicas de um produto que o diferencia de outros produtos similares. Ela dá suporte à credibilidade e aos atributos de qualidade do produto.

Certificar um produto significa declarar por escrito a sua conformidade com uma especificação técnica, por meio de um método operacional definido e dentro de um limite de confiabilidade estabelecido. O certificado e o selo de certificação exibidos no rótulo do produto são, portanto, ótimas ferramentas de comunicação para responder às demandas dos consumidores.

Decidir empreender a certificação voluntária de produto significa trabalhar em prol da melhoria contínua. Isso é necessário para manter os padrões qualitativos estabelecidos ao longo das atividades independentes de vigilância periódica. Quando você realiza uma certificação voluntária de produto, as suas características são garantidas de acordo com a ISO 17065.

1) O que é certificação voluntária de produto?2017-12-20T12:10:30-02:00

A certificação voluntária de produto pode referir-se aos padrões reconhecidos como os da International Standardization Organization (ISO). A certificação envolve a avaliação do sistema de qualidade, a vigilância dos processos de produção e o teste de amostras de produtos quando relevantes. As amostras são avaliadas contra parâmetros baseados nas características de produto e nos níveis de risco aceitáveis para o consumidor e o produtor.

2) Por que a certificação é boa para o meu negócio?2017-12-20T12:11:03-02:00

Nos países desenvolvidos, as necessidades dos consumidores geralmente não estão mais ligadas à “quantidade de produto”. Os consumidores desejam saber mais sobre características específicas do produto que o irão distinguir de produtos similares. Certificar um produto significa destacar as características explícitas e implícitas de um produto e confirmar o compromisso de sua empresa em prol de uma busca constante por padrões mais altos.

3) Como me preparo para a certificação voluntária?2017-12-20T12:11:39-02:00

A organização precisa identificar as características do produto que, uma vez garantidas, agregam valor ao produto em si.

O próximo passo é planejar o processo de produção, documentando os resultados com o informativo técnico do produto. O informativo técnico do produto é um documento da empresa e, portanto, confidencial. Ele descreve a produção e os processos de controle realizados pela empresa para chegar aos resultados esperados.

4) O processo de planejamento inclui o que?2017-12-20T12:13:41-02:00
  • Estabelecer os processos de produção necessários e oferecer recursos específicos ao produto
  • Identificar a verificação, a validação, o monitoramento e a inspeção exigidos, além de testes específicos com o produto e os critérios para aceitação do produto
  • Definir os registros necessários para fornecer evidência de que os processos e o produto resultante cumprem as exigências aplicáveis.
5) Quais são os benefícios normalmente relacionados a Certificação de um Produto?2017-12-20T12:15:10-02:00
  • Melhor aceitação do produto;
  • Redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes;
  • Maior credibilidade no mercado;
  • Redução dos prêmios de seguros;
  • Melhor comunicação com os clientes;
  • Diferenciação positiva no mercado;
  • Proteção contra a concorrência desleal;
  • Consolidação da tecnologia.
VEJA NO INMETRO PRODUTOS DE CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA

ISOPOINT
Uma solução para sua Certificação.

FALE CONOSCO
Ir ao Topo