A certificação de produto destaca as características específicas de um produto que o diferencia de outros produtos similares. Ela dá suporte à credibilidade e aos atributos de qualidade do produto.

“O produto certificado vai além da garantia da segurança e qualidade; ele também transmite o valor único do produto”.

Certificar um produto significa declarar por escrito a sua conformidade com uma especificação técnica, por meio de um método operacional definido e dentro de um limite de confiabilidade estabelecido. O certificado e o selo de certificação exibidos no rótulo do produto são, portanto, ótimas ferramentas de comunicação para responder às demandas dos consumidores.

Especificações Técnicas de Produto são documentos públicos que descrevem as características significativas e relevantes dos produtos, o plano de amostragem e, se aplicável, o método analítico utilizado para verificá-los.

Em todos os casos, a certificação envolve a avaliação do sistema de qualidade, a vigilância dos processos de produção e o teste de amostras de produtos quando relevantes. As amostras são avaliadas contra parâmetros baseados nas características de produto e nos níveis de risco aceitáveis para o consumidor e o produtor.

A certificação de produto não deve ser vista apenas como uma ferramenta de marketing; é um cartão de visita útil para a introdução de seu produto em um novo nicho de mercado ou em distribuidoras.

O primeiro efeito positivo é a melhoria do valor da marca do produto, que por sua vez representa um papel fundamental no aumento dos consumidores e, portanto, dos retornos econômicos.