Certificação Voluntária
PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA A CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA:
O que é certificação voluntária de produto?
A certificação voluntária de produto pode referir-se aos padrões reconhecidos como os da International Standardization Organization (ISO). A certificação envolve a avaliação do sistema de qualidade, a vigilância dos processos de produção e o teste de amostras de produtos quando relevantes. As amostras são avaliadas contra parâmetros baseados nas características de produto e nos níveis de risco aceitáveis para o consumidor e o produtor.
Por que a certificação é boa para o meu negócio?
Nos países desenvolvidos, as necessidades dos consumidores geralmente não estão mais ligadas à “quantidade de produto”. Os consumidores desejam saber mais sobre características específicas do produto que o irão distinguir de produtos similares. Certificar um produto significa destacar as características explícitas e implícitas de um produto e confirmar o compromisso de sua empresa em prol de uma busca constante por padrões mais altos.
Como me preparo para a certificação voluntária?
A organização precisa identificar as características do produto que, uma vez garantidas, agregam valor ao produto em si.
O próximo passo é planejar o processo de produção, documentando os resultados com o informativo técnico do produto. O informativo técnico do produto é um documento da empresa e, portanto, confidencial. Ele descreve a produção e os processos de controle realizados pela empresa para chegar aos resultados esperados.
O processo de planejamento inclui o que?
- Estabelecer os processos de produção necessários e oferecer recursos específicos ao produto
- Identificar a verificação, a validação, o monitoramento e a inspeção exigidos, além de testes específicos com o produto e os critérios para aceitação do produto
- Definir os registros necessários para fornecer evidência de que os processos e o produto resultante cumprem as exigências aplicáveis.
Quais são os benefícios normalmente relacionados a Certificação de um produto?
- Melhor aceitação do produto;
- Redução de múltiplas avaliações por parte dos clientes;
- Maior credibilidade no mercado;
- Redução dos prêmios de seguros;
- Melhor comunicação com os clientes;
- Diferenciação positiva no mercado;
- Proteção contra a concorrência desleal;
- Consolidação da tecnologia.