FAÇA A CERTIFICAÇÃO DO SEU PRODUTO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Formulário de “Solicitação de Certificação de Produto e Análise Crítica – FOR.3.026” devidamente preenchido e encaminhado (https://app.isopoint.com.br)
  • Formulário “PROPOSTA TÉCNICO-COMERCIAL DE CERTIFICAÇÃO” com “ACEITE” e devidamente assinado
  • Formulário “CONTRATO DE CERTIFICAÇÃO” devidamente assinado
  • Especificação Técnica ou Manual Técnico do produto objeto da certificação, contendo:
  • Identificação com nome do fabricante e modelo do produto
    Descrição do funcionamento do produto e da utilização do produto
  • Fotografias do produto
  • Relatório de Inspeção de Fábrica (auditoria SGQ e testes de rotina) responsável pela fabricação do produto
  • Relatórios de Ensaios realizados em laboratório Acreditado pelo CGCRE/INMETRO, ou laboratório do exterior acreditado por um órgão acreditador membro do ILAC (International Laboratory Accreditation Commision), ou laboratório avaliado pelo OCP.

ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO

Solicitação de Certificação

Auditoria de verificação - Visita Técnica

Análise da documentação

Auditoria inicial na fábrica com coleta de produtos

Ensaio do produto no laboratório

Parecer do Dep. Técnico de certificação

Decisão da acreditação - Certidão

ESCOLHA DE LABORATÓRIO

ISOPOINT como certificadora tem a responsabilidade de selecionar e contratar um laboratório, acreditado pelo INMETRO segundo a ISO/IEC 17025, para realizar os ensaios que serão utilizados no processo de certificação de um produto. Caso esta contratação não seja possível devido à inexistência de um laboratório acreditado, preferencialmente será levado em consideração as seguintes s orientações:

a) laboratório acreditado que não seja de terceira parte;
b) laboratório avaliado pelo ISOPOINT;

Os laboratórios acreditados são aqueles:

a) acreditados pela Cgcre/Inmetro segundo a ISO /IEC 17.025;
b) acreditados por organismos de acreditação de laboratórios de outro país com o qual o Inmetro mantém acordo de reconhecimento mútuo.

RESPONSABILIDADES

ISOPOINT – OCP

Para o processo de certificação de produtos, o ISOPOINT se responsabiliza por:

Avaliar a solicitação de certificação do cliente

Avaliação da Documentação do SGQ e elaboração do plano de auditoria para o fornecedor (cliente)

Escolher em comum acordo com o Fornecedor (cliente), o Laboratório de Ensaio para o(s) produto(s)

Avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da Unidade Fabril onde é fabricado o produto objeto da Certificação

Avaliação dos testes de rotina na Unidade Fabril onde é fabricado o produto objeto da certificação

Seleção da amostra (corpo de prova) a ser encaminhada para os ensaios laboratoriais

Avaliação da documentação técnica e dos Relatórios de Ensaios

Submissão do Processo de Certificação á Comissão de Certificação

Recomendação da Certificação

Emissão do Certificado de Concessão de uso da licença da Marca de Conformidade

Supervisão da Certificação – Manutenção periódica

Cliente

Comprometimento da instituição certificada:

Atender todas as condições que constam nos procedimentos, assim como aquelas contidas nas normas técnicas aplicáveis

Identificação do produto que consta na solicitação

Atender as decisões tomadas na aplicação dos procedimentos do OCP, nas condições estabelecidas para cada caso

Facilitar aos auditores todos os meios necessários para realizar os controles definidos nos procedimentos

Controlar o uso da Marca de Conformidade em lote que não atenda aos requisitos dos procedimentos ou das normas técnicas aplicáveis

Verificar e assegurar a conformidade dos produtos com os requisitos dos procedimentos e controlar o uso da Marca de Conformidade exclusivamente para os produtos que esteja em conformidade

Manter o controle permanente do sistema conforme disposição dos procedimentos

Manter os registros de reclamações de seus clientes, assim como as ações corretivas implementadas disponibilizando para o ISOPOINT avaliar o processo

Colocar obrigatoriamente a Marca de Conformidade nos produtos para os quais ela foi concedida, e somente neles, nas condições estabelecidas nos procedimentos. A logomarca deve ser colocada tanto no produto quanto na embalagem de acordo com o modelo definido

Realizar os controles e ensaios correspondentes, definidos em procedimentos

Submeter ao OCP, previamente à comercialização, qualquer modificação que fizer no produto para o qual foi concedida a certificação, inclusive designações comerciais

Fazer uso da Marca de Conformidade somente em documento que façam referência aos produtos certificado

PROCESSO DE RECLAMAÇÃO E APELAÇÃO

PROCEDIMENTO
Em conformidade com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17065, o ISOPOINT possui o procedimento POP.5.014 para tratar e solucionar as reclamações e apelações de seus clientes.

OBJETIVO
Este procedimento tem a finalidade de estabelecer uma sistemática para tratar e solucionar reclamações recebidas dos clientes ou de terceiros.

RECLAMAÇÕES e APELAÇÕES

No ISOPOINT, valorizamos a transparência e o compromisso com a qualidade. Se você nosso cliente, não concorda com algum aspecto do processo da sua certificação, saiba que tem o direito de registrar uma reclamação ou apelação.

Como registrar uma Reclamação ou Apelação?

Você pode enviar sua reclamação por:

ISOPOINT – Reclamação/Apelação
Rua Barão do Triunfo, 520 – Cj.132 – Brooklin Paulista
São Paulo – SP – CEP: 04602-002

Como tratamos sua Reclamação ou Apelação

Se você tiver alguma reclamação ou apelação sobre o processo de certificação/acreditação, nossa equipe de Qualidade está pronta para ajudar. Analisaremos cuidadosamente sua solicitação e, se necessário, entraremos em contato para esclarecer detalhes e garantir uma avaliação precisa.

  • Se a reclamação não for procedente: Enviaremos uma resposta explicando os motivos da decisão.
  • Se a reclamação for procedente: Abriremos um Relatório de Tratamento de Reclamação ou Apelação e seguiremos nosso procedimento interno para resolver a questão de forma eficaz.

Direito de Recurso

Se você não estiver satisfeito com a resposta inicial, pode recorrer:

  1. Segunda instância: Sua reclamação será reavaliada por um nível hierárquico superior dentro do ISOPOINT.
  2. Terceira instância: Caso ainda não concorde com a decisão, você pode encaminhar sua solicitação à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro*.
  3. Instância final: Se necessário, o caso será analisado pela Comissão de Apelação do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC), que dará a decisão final*.

* Obs: Os itens 2 e 3 só serão possíveis para processos de certificação que façam parte do Escopo de Acreditação do ISOPOINT emitido pela Cgcre.

“Estamos comprometidos em garantir um processo justo e transparente para todos os nossos clientes.”