ETAPAS DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE PRODUTO.
OBS: Fluxo Simplificado do Processo.
Verificar toda as etapas no Item = Como obter a certificação de seu produto
ENSAIOS DOS PRODUTOS
ESCOLHA DE LABORATÓRIO
O ISOPOINT como certificadora tem a responsabilidade de selecionar e contratar um laboratório, acreditado pelo INMETRO segundo a ISO/IEC 17025, para realizar os ensaios que serão utilizados no processo de certificação de um produto. Caso esta contratação não seja possível devido à inexistência de um laboratório acreditado, preferencialmente será levado em consideração as seguintes s orientações:
a) laboratório acreditado que não seja de terceira parte;
b) laboratório avaliado pelo ISOPOINT;
Os laboratórios acreditados são aqueles:
a) acreditados pela Cgcre/Inmetro segundo a ISO /IEC 17.025;
b) acreditados por organismos de acreditação de laboratórios de outro país com o qual o Inmetro mantém acordo de reconhecimento mútuo.
RESPONSABILIDADES
ISOPOINT – OCP
Para o processo de certificação de produtos, o ISOPOINT se responsabiliza por:
CLIENTE
Comprometimento da instituição certificada:
PROCESSO DE RECLAMAÇÃO E APELAÇÃO
PROCEDIMENTO
Em conformidade com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17065, o ISOPOINT possui o procedimento POP.5.014 para tratar e solucionar as reclamações e apelações de seus clientes.
OBJETIVO
Este procedimento tem a finalidade de estabelecer uma sistemática para tratar e solucionar reclamações recebidas dos clientes ou de terceiros.
RECLAMAÇÕES e APELAÇÕES
Todo cliente tem o direito à reclamar e apelar quando não concordar com o procedimento de certificação de produto.
A reclamação do cliente pode ser via:
- E-mail: contato@isopoint.com.br
- Carta endereçada:
ISOPOINT – Reclamação/Sugestão
Rua Barão do Triunfo, 520 – Cj.132 – Brooklin Paulista
São Paulo – SP
CEP: 04602-002 - Site da Internet: https://app.isopoint.com.br
A reclamação referente ao processo de certificação será encaminhada a Gerencia da Qualidade que irá analisá-la e verificar se a mesma é procedente ou não.
Caso a descrição da reclamação não seja clara o suficiente, poderá ser solicitado esclarecimentos para que a análise seja feita de forma eficaz.
Caso a reclamação não seja procedente, a Gerência da Qualidade ira preparar um documento de resposta e enviará ao cliente.
Caso a reclamação seja procedente, deverá ser aberto um Relatório de Não-Conformidade que seguirá os tramites do procedimento interno POP.5.014 – Tratamento de Reclamação e Apelações.
DIREITO DE RECURSO
Caso o cliente ainda não esteja satisfeito com a resposta apresentada pelo ISOPOINT em primeira instância, caberá em segunda instância, recurso junto ao ISOPOINT que irá reavaliar a reclamação em um nível hierárquico (Presidência) acima daquele cuja a reclamação foi analisada inicialmente.
Caso a parte interessada não aceite a decisão ainda, esta poderá recorrer em terceira instância, com exposição de motivos, à Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Os casos não resolvidos em terceira instância são encaminhados à Comissão de Apelação do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC), para decisão em última instância.